quarta-feira, 26 de outubro de 2016

ALTA PERFORMANCE NA HORA DA CRISE

Devemos continuar a obter o melhor das equipes em situações de recessão e desemprego .
Nós, que somos Gestores de Segurança e que respondemos pelo treinamento e desenvolvimento de pessoas da área, temos procurado a cada instante estimular o alto desempenho de nossas equipes profissionais.
Qualidade, comprometimento, criatividade, capacidade de execução e superação de limites são palavras de ordem em nossas diretorias de segurança empresarial, nas Universidades, Hospitais, Shopping Centers, Bancos e Indústrias.
Buscar a excelência, e a alta performance nos faz vencer diversos desafios diários. O mais difícil está por vir, com o agravamento da crise financeira mundial e que começou a ter reflexos no Brasil em Setembro de 2008 , com queda da atividade econômica , o cenário de recessão, e com o aumento do desemprego e achatamento salarial. Diante deste quadro sombrio, uma pergunta ecoa em nossas mentes de Gestores de Segurança, como obter o melhor das equipes e conseguir dar o máximo no trabalho sem que o pessimismo nos contamine, pois ele está estampado nas manchetes e análises de conjuntura econômica de especialistas de diversos setores do país.
Um dos primeiros reflexos da situação de crise é a diminuição da auto-estima, pois as pessoas que compõem a equipe, desde o Porteiro, Recepcionistas, Fiscais, Inspetores, Guardetes, Vigilantes, Supervisores , Coordenadores e Gerentes sentem-se desprestigiadas e ameaçadas pelos cortes e pelo desemprego. Com isto , nem o desempenho normal , o de rotina elas conseguem ter, muito menos o alto desempenho e excelência.
Para vencer estes problemas cada um deve fazer uma auto-análise, buscando sua verdade interior, entender o que é e o que faz na empresa, verificando suas possibilidades de crescimento pessoal e profissional, e o que está pretendendo CONSTRUIR. Afinal a crise não pode destruir o patrimônio interior de cada um. Nossa responsabilidade no gerenciamento de equipes de segurança passa a ser a elevação da auto-estima e da valorização profissional, sendo transparente em relação às condições e decisões da empresa, e mostrando a importância do auto-desenvolvimento profissional.
Fazer cursos de aperfeiçoamento como o Universitário de Gestão de Segurança Privada pode ser uma grande saída assim como diversos cursos livres e de extensão em Planejamento e Análise de Riscos, e os MBS e MBA que estão no mercado em diversas instituições de ensino e Consultorias. Sabemos que , ao desenvolvermos uma atitude positiva poderemos nos recolocar no mercado de trabalho em qualquer situação, cultivando uma cultura de treinamento e reciclagem em nossas áreas de atuação, resgatando a auto estima e a melhoria do desempenho em cenários mais caóticos.
Como disse Musashi – O segredo da vitória está no espírito – treine, treine, e treine. Além do suporte emocional, dado pela valorização do profissional da segurança privada , orgânica e eletrônica , as chefias devem agir na dimensão racional, o mapeamento de habilidades e competências com seu feedback são ferramentas importantes neste contexto.
Em nossas empresas treinamos na CIPA, nas Brigadas e nos exercícios de abandono de prédios, precisamos estar preparados para o inesperado, e o mesmo deve ser feito em nossos departamentos de Segurança Patrimonial em momentos de crise e incertezas, com o Gerenciamento de Riscos.
Ao encerrar este artigo, que divulga o Curso de Gerenciamento de Carreiras em Segurança 2015 que ministrarei no segundo semestre de 2015 quero falar de um aspecto vital para o alcance das metas e dos resultados positivos em nossas empresas e nossas vidas que é o apoio da família, os familiares devem estar preparados para enfrentar a crise e se organizar, revendo as contas , poupando mais e racionalizando os gastos .
A técnica, a razão e o seguir os procedimentos a risca, com coragem e tenacidade, fazendo prevenção,ajudam a tirar um pouco do fardo de quem precisa sustentar honestamente sua família e por isso está temeroso com a crise e incertezas.
Seja brilhante em sua vida, em todos os aspectos...

AUTOR PROF. ULISSES NASCIMENTO, CES



Nenhum comentário:

Postar um comentário